Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25594
Título: Vivências de trabalho de professores do ensino fundamental no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(es): Alves, Évelyn Morgana de Mélo
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho
Professores
Ensino fundamental
Pandemia
Data do documento: 24-Nov-2021
Resumo: Com a pandemia da Covid-19, a modalidade de Ensino Remoto Emergencial foi adotada como medida de prevenção e trouxe mudanças para o paradigma educacional, tornando-se a realidade de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa orienta sua atenção para a rede pública de ensino e propõe-se a conhecer e analisar as vivências de trabalho de professores do Ensino Fundamental, inspirando-se em alguns conceitos da Psicodinâmica do Trabalho como referencial teórico. Quanto ao delineamento do estudo, trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual realizaram-se entrevistas semiabertas com 05 professores. À luz de alguns conceitos da Psicodinâmica do Trabalho foi possível verificar que os docentes têm sofrido com a adaptação ao ensino remoto, sobretudo em relação à dificuldade de estabelecer uma comunicação efetiva com os alunos. A ausência do reconhecimento também tem sido observada nas vivências de sofrimento. Por outro lado, as estratégias defensivas coletivas têm fortalecido as relações de trabalho e despertado o engajamento e a cooperação entre os pares. Os dados foram analisados a partir de alguns conceitos da Psicodinâmica do Trabalho.
Descrição: ALVES, Évelyn Morgana de Mélo. Vivências de trabalho de professores do ensino fundamental no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25594
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito61.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Évelyn Morgana de Mélo AlvesPDF - Évelyn Morgana de Mélo Alves481.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.