Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25598
Título: Saúde mental e trabalho: O que se escreve sobre o estresse no Brasil (2015-2020)
Autor(es): Bezerra, Júlia da Silva
Palavras-chave: Estresse ocupacional
Saúde mental
Trabalho
Data do documento: 26-Nov-2021
Resumo: Partindo da ideia de que o trabalho constitui um aspecto fundamental na vida dos trabalhadores, o presente estudo objetivou realizar um levantamento e descrição das abordagens sobre o estresse no trabalho presentes nas publicações, em periódicos de Psicologia. Os objetivos específicos são i) contextualizar o tema do estresse a partir de uma abordagem panorâmica dos principais conceitos e abordagens; ii) fazer uma discussão, a partir dos artigos encontrados, das publicações em revistas da área de Psicologia e suas características. Quanto à metodologia, temos uma revisão narrativa da literatura. Com relação aos objetivos metodológicos, estes podem ser classificados como exploratórios, tomando por base as publicações específicas sobre estresse ocupacional no período 2015-2020. Nos resultados e discussão, foram avaliados 10 (dez) aspectos relativos aos trabalhos encontrados na busca. Foram eles: 1) tipo de Pesquisa e quanto aos objetivos; 2) dentre as qualitativas, qual o tipo de análise feita; 3) qual tipo de instrumento utilizado; 4) de acordo com os procedimentos utilizados para a coleta de informação, como se classificam; 5) quais as populações estudadas; 6) teve amostra e qual o tipo; 7) qual o perfil das amostras; 8) qual a linha teórica das pesquisas e quais autores; 9) quais os resultados encontrados em cada um dos estudos e; 10) quais as conclusões de cada uma das pesquisas. Em resumo, pode-se concluir que ficou nítida uma prevalência de publicações quantitativas e de cunho descritivo, com utilização de amostras e públicos-alvo variados. No geral, foram privilegiadas as linhas teóricas do estresse trazidas neste estudo, como Folkman e Lazarus (1980), Karasek e Theörell (1990) e Lipp (2000).
Descrição: BEZERRA. Júlia da Silva. Saúde mental e trabalho: O que se escreve sobre o estresse no Brasil (2015-2020). 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25598
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlia da Silva BezerraPDF - Júlia da Silva Bezerra742.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.