Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25600
Título: Estágio na licenciatura em Educação Física da UEPB e o panorama a partir de cursos de formação superior de professores à luz de documentos
Autor(es): Ribeiro, Renata da Silva Candido
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Licenciatura
Formação de professores
Educação física
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: O presente estudo tem como objetivo central identificar e analisar o estágio obrigatório nos cursos de Licenciatura do Campus I da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). E, de forma específica: verificar a partir do Regimento da Graduação e ementário do estágio obrigatório, como ele é tratado, tendo como categorias de análise as etapas / modalidades de ensino e campos de atuação; e identificar possíveis aproximações ou distanciamentos tomando como base a Resolução BNC Formação de Professores CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 que trata das DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) para a formação Inicial de professores para a Educação Básica e que institui a BNC Formação. Sendo assim, pautou-se numa pesquisa documental, sendo definidos para a coleta de dados três documentos, a saber: o ementário dos estágios supervisionados dos cursos de Licenciatura, Campus I da UEPB, tomando como base o PPC (Projeto Pedagógico do Curso), versão 2016; o Regimento da Graduação, quanto à matéria de estágio e a Resolução citada anteriormente. O estágio obrigatório nas licenciaturas está organizado de acordo com a especificidade de cada curso. O componente de fato é muito importante para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação, contribuindo assim para a sua formação mais ampla a partir da realidade da Educação Básica. Palavras-chave: Estágio supervisionado; Licenciatura; Formação de professores.
Descrição: RIBEIRO, Renata da Silva Candido. Estágio na licenciatura em Educação Física da UEPB e o panorama a partir de cursos de formação superior de professores à luz de documentos. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25600
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Renata da Silva Candido RibeiroPDF- Renata da Silva Candido Ribeiro317.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito317.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.