Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25601
Título: Avaliação do conhecimento de discentes sobre o manejo de resíduos químicos odontológicos
Autor(es): Andrade, Fernanda Ferreira
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos
Resíduos odontológicos
Estudantes
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos discentes do departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba- Campus I sobre o gerenciamento dos resíduos químicos odontológicos. A pesquisa trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, no qual participaram do estudo 118 alunos do terceiro ao décimo período do curso - que estavam em prática clínica e/ou laboratorial- mediante consentimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido – TCLE acompanhado de um questionário para avaliar o conhecimento desses alunos acerca do manuseio e descarte dos resíduos químicos. A análise estatística descritiva foi realizada no software IBM SPSS Statistics (20.0), onde foram calculadas as frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas. Os resultados obtidos mostram que todos os participantes (n=118, 100%) reconhecem a importância do gerenciamento dos resíduos químicos e quase todos (n= 116, 98,3%) admitem a amálgama como um material que pode trazer riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Porém, um número elevado de alunos afirmou desconhecer a RDC nº 306/ANVISA (n= 102, 86,4%), como também muitos não conhecem a sequência correta de etapas do manejo de resíduos químicos (n=106, 89,8%), bem como (n=29, 24,6%) não sabem responder se os resíduos radiológicos (revelador e fixador) precisam de tratamento adequado antes de serem descartados. Além disso, (n= 27, 22,9%) dos entrevistados não acreditam que seja de responsabilidade dos geradores de resíduos gerenciar os mesmos desde sua síntese até a eliminação final. Por fim, nota-se que os discentes reconhecem os riscos que os resíduos químicos odontológicos podem acarretar. No entanto, para questões mais específicas, sobre o conhecimento da legislação ou sobre a sequência correta de descarte, muitos não souberam responder. O que demonstra a falta de conhecimento por parte dos discentes do departamento de odontologia da UEPB/Campus I.
Descrição: ANDRADE, Fernanda Ferreira. Avaliação do conhecimento de discentes sobre o manejo de resíduos químicos odontológicos. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25601
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito62.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Fernanda Ferreira AndradePDF - Fernanda Ferreira Andrade606.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.