Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25606
Título: Plantas medicinais utilizadas no tratamento da gastrite e do refluxo gastroesofágico: uma revisão
Autor(es): Barbosa, Lorrane de Sousa
Palavras-chave: Distúrbios gastrointestinais
Fitoterapia
Camomila
Espinheira-santa
Data do documento: 13-Dez-2021
Resumo: A utilização de produtos naturais como propriedades terapêuticas é tão antiga quanto a espécie humana e, por um longo tempo, produtos de origens mineral, vegetal e animal foram as principais fontes de medicamentos utilizadas por diversos povos. Considerando que algumas doenças crônicas não são desenvolvidas apenas a partir do modo de vida, mas também com o uso prolongado de medicamentos, que apesar dos seus benefícios na qualidade de vida, podem trazer complicações a saúde do paciente, devido as agressões que o estômago vem a sofrer com essa exposição. O uso das plantas medicinais nos tratamentos das doenças é uma solução na busca por um tratamento mais saudável. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar as evidências científicas sobre os usos das plantas medicinais no tratamento da doença da gastrite e do refluxo gastroesofágico, patologias que acometem grande parte da população, através de uma revisão sistemática da literatura. Foram analisados 6 artigos, desses artigos, 4 são de revisão bibliográfica, 1 de estudo qualitativo, exploratório e descritivo e 1 estudo laboratorial. Os artigos mostraram que a Matricaria chamomilla L. e a Maytenus ilicifolia são fitoterápicos de relevante ação terapêutica e que possui comprovados efeitos sobre a acidez e ulcerações do estômago.
Descrição: BARBOSA, Lorrane de Sousa. Plantas medicinais utilizadas no tratamento da gastrite e do refluxo gastroesofágico: uma revisão. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25606
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorrane de Sousa BarbosaPDF - Lorrane de Sousa Barbosa494.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito82.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.