Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25611
Título: Etnobotânica em comunidades sitieiras no município de Queimadas - PB
Autor(es): Melo, Maria Girlene de
Palavras-chave: Etnobotânica
Flora
Saberes tradicionais
Plantas medicinais
Data do documento: 10-Dez-2021
Resumo: O uso de plantas para fins medicinais é uma tradição que vem acompanhando o homem desde a antiguidade, o conhecimento empírico do manuseio com a flora ultrapassa gerações e vem crescendo com o decorrer do tempo. O Brasil é um país favorecido, pois possui uma rica flora propiciando uma ampla variedade de recursos vegetais que consequentemente poderiam auxiliar na medicina tradicional. Apesar de possuir essas vantagens, atualmente, o conhecimento sobre as plantas medicinais ainda deixa a desejar se comparado com a diversidade de espécies que existem no solo brasileiro. Fatores como a mobilidade urbana e a modernização intervêm diretamente nesse resultado. O foco maior da utilização dos vegetais acontece principalmente em zonas rurais. Elementos sociais e econômicos contribuem para esse desfecho, pois o baixo custo, a falta se acesso a hospitais próximos e a cultura popular acabam proporcionado um uso maior da flora como medicamento nesses locais. Diante desse fato, o presente estudo tem como finalidade realizar um levantamento etnobotânico, com o foco no saber popular entre comunidades sitieiras. Para a realização desta pesquisa foram entrevistadas 8 famílias habitantes do Loteamento Luna e Sitio Floresta, ambas pertencentes a zona rural no município de Queimadas pertencente ao estado da Paraíba. Através de um questionário estruturado e semiestruturado enviado de forma online foi realizado as entrevistas. Os resultados evidenciaram a prevalência de 24 etnoespécies com propriedades medicinais sendo as mais populares entre as comunidades Lippia alba (Mill.) N. E. BR. (erva cidreira) e Cymbopogon citratus (DC) Stapf. (capim santo). Nas formulações terapêuticas as folhas são as partes mais utilizadas (44%), principalmente na forma de chás (31%). A maioria dos atores sociais (87,5%) cultivam plantas medicinais em seus quintais, tais métodos influenciam a terapia vegetal para sanar ou tratar enfermidades pois em torno de 62,5% das pessoas entrevistadas fazem uso das ervas medicinais diariamente. As mulheres (87,5%) e os mais idosos (50%) detêm maior conhecimento fitoterápico, são também as pessoas que mais transmitem os saberes tradicionais as gerações futuras. A maior fonte de divulgação desses aprendizados é através de familiares, principalmente das mães (42%) aos seus filhos, possuindo papel importante, pois dessa forma contribuem para manter e perpetuar o legado da medicina popular.
Descrição: MELO, Maria Girlene de. Etnobotânica em comunidades sitieiras no municio de Queimadas - PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25611
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Girlene de MeloPDF - Maria Girlene de Melo1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito882.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.