Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25613
Título: Projeto Química Solidária: Contribuição do Departamento de Química da UEPB durante a pandemia
Autor(es): Moniz, Josefina Arcanjo Faria
Palavras-chave: Ação comunitária
Crise sanitária
Extensão universitária
Produto químico
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: Atualmente, a pandemia de COVID-19 torna-se um grande problema para a saúde mundial, as medidas preventivas são extremamente realizadas em esforço para minimizar a disseminação da doença. O distanciamento social, a lavagem das mãos com água e sabão ou então utilizar o desinfetante álcool gel 70%, são protocolos mais recomendados. O aumento da demanda de álcool gel, causou a falta desses produtos no mercado, promovendo elevação dos preços. Este trabalho teve como objetivo atender a necessidade da população e suprir a escassez de álcool nas farmácias e nos supermercados. O Departamento de Química da UEPB junto com o CRQ XIX Região desenvolveu um projeto intitulado, química solidária, no qual foi realizada a produção e doação de álcool gel 70% e álcool glicerinado 80% à população para prevenir a disseminação do vírus COVID-19 durante essa crise sanitária. A produção foi realizada no Laboratório de Ensino e Tecnologia Química – LETEQ, seguindo a formulação e o protocolo recomendado pela ANVISA e OMS. A produção de álcool em gel foi escolhida por ser destinado para uso na pele e porque sua textura diminui o risco de incêndios e queimaduras. Posteriormente, foi feita a seleção da embalagem, também foram observados os cuidados com o armazenamento, bem como as informações para o consumidor na hora da distribuição. A Universidade Estadual da Paraíba cumpriu o seu papel social fazendo doações a mais de 2 mil litros de álcool higienizantes aos diversos hospitais, Secretaria de Saúde de Campina Grande, centro de vacinação, Associação das mulheres parteiras com Localização em Caruaru no estado de Pernambuco, Polícias Rodoviária Federal, Militar, Entidades filantrópicas e às Comunidades urbanas e rurais, a fim de facilitar o acesso de população vulnerável para desinfetar as mãos. A segurança e eficácia destes produtos foram garantidos através de análises laboratoriais realizadas e testadas pelo Conselho Regional de Química (CRQ).
Descrição: MONIZ, Josefina Arcanjo Faria. Projeto Química Solidária: Contribuição do Departamento de Química da UEPB durante a pandemia. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25613
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefina Arcanjo Faria MonizPDF - Josefina Arcanjo Faria Moniz1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito63.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.