Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25618
Título: Tecnologias móveis nas aulas de Educação Física
Autor(es): Melo, Aleksandra de Lima
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Jogos eletrônicos
Tecnologias digitais
Brincadeiras populares
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: É inegável a relevância dos aparatos tecnológicos como uma possibilidade na melhoria da Educação, não eximindo as problemáticas sociais, culturais e políticas envolvidas nesse processo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar e discutir as tecnologias móveis como possibilidades do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física, por meio de uma revisão da literatura. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, onde desenvolvemos uma análise nas seguintes categorias: os jogos eletrônicos e suas possibilidades nas aulas de Educação Física Escolar, onde analisamos defícits e avanços sobre os JEs nas aulas de EF, e qual o papel do professor nesse processo de conhecimento; a necessidade de uma metodologia ativa como estratégia de aprendizagem quando se trabalha a gamificação; os jogos eletrônicos e os brinquedos populares no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar. Os dados foram analisados de maneira crítico-reflexiva e interpretativa, dialogando com os pressupostos teóricos. A partir do mapeamento dos dados teóricos buscamos ressignificar a Educação Física no âmbito escolar, possibilitando alargar os horizontes de intervenção pedagógica mediado pelas tecnologias. Também intencionamos desmistificar o olhar tecnicista e equivocado sobre as tecnologias no âmbito da educação. Destacamos como principais resultados o papel do professor como extremamente relevante para o processo de mediação do conhecimento no mundo contemporâneo, porém este necessita compreender os mecanismos metodológicos para o ensino do que é antigo e tradicional tornando-o moderno, atual. Pontuamos ainda que a tecnologia é de grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem, podendo instigar a liberdade no ato de brincar e de criar; despertar no aluno uma curiosidade profunda (gamificação), acerca do objeto em questão, e isso é o que lhe faz produzir conhecimento por meio da aprendizagem ativa. Portanto, concluímos a relevância de destacar a importância da inserção e problematização dos jogos eletrônico e brincadeiras populares nas atividades de disciplina Educação Física Escolar, visando a sua difusão didático-pedagógica no ambiente escolar, despertando o interesse dos alunos pelas brincadeiras tradicionais sobre a perspectiva tecnológica, contribuindo assim, para a melhoria de sua criatividade, produção de conhecimento, aptidão física, da saúde e do isolamento social no qual muitos vivem submetidos devido ao uso privado das tecnologias.
Descrição: MELO, Aleksandra de Lima. Tecnologias móveis nas aulas de Educação Física. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25618
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aleksandra de Lima MeloPDF - Aleksandra de Lima Melo360.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito158.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.