Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25621
Título: Difração de raios-x: Estudos teóricos à aplicação tecnológica
Autor(es): Luna, Carlos Bruno Barreto
Palavras-chave: Raios-X
Evolução histórica
Difração de Raios-X
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Em 1895, o físico Wilhelm Conrad Röntgen descobriu o fenômeno dos raios X, o qual contribuiu de forma significativa para o avanço científico na área da física do estado sólido. A descoberta e o entendimento do fenômeno foram fundamentais para o avanço tecnológico, gerando equipamentos capazes de caracterizar os materiais por meio da técnica de difração de raios X (DRX). Esta é uma análise não destrutiva, que fornece informações precisas sobre a estrutura cristalográfica, composição química e propriedades físicas dos materiais. Historicamente, a compreensão entre os arranjos atômicos nos sólidos foi possibilitada com a técnica de DXR, impactando no aprimoramento e desenvolvimento de novos materiais. Assim, visando ampliar e aprofundar os conhecimentos na física envolvida na técnica de DRX, este trabalho teve como objetivo fornecer uma revisão bibliográfica, com destaque para a evolução histórica dos raios x, a física envolvida na técnica e as aplicações de DRX para caracterizar os materiais.
Descrição: LUNA, C. B. B. Difração de raios-x: Estudos teóricos à aplicação tecnológica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25621
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Bruno Barreto LunaPDF - Carlos Bruno Barreto Luna998.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito669.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.