Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25622
Título: Museu Vivo da Ciência: Espaço para a aprendizagem do professor de Química em formação inicial e do aluno do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Leandro Soares de
Palavras-chave: Ensino de ciências
Atuação profissional
Formação docente
Educação não-formal
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Atualmente a contextualização no ensino de química vem sendo defendida por pesquisadores da área do ensino de ciências, estes apontam que a contextualização possibilita uma educação voltada para a construção do cidadão e posteriormente a aprendizagem significativa dos conceitos científicos discutidos nos espaços educacionais não-formais de ensino. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino através da experimentação como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de reações químicas na perspectiva do enfoque CTSA, avaliada por alunos do Curso de Licenciatura em Química, monitores de um projeto realizado em um espaço não formal de ensino. A pesquisa foi realizada no Museu Vivo da Ciência ‘Lynaldo Cavalcanti’ na Cidade de Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram quatro (04) monitores, estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação do ensino de química e da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos professores em formação inicial e apresenta potencial para despertar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, estímulo e interesse pelo estudo da química e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos.
Descrição: OLIVEIRA, L. S. de. Museu Vivo da Ciência: Espaço para a aprendizagem do professor de Química em formação inicial e do aluno do ensino fundamental. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25622
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Leandro Soares de Oliveira.pdfPDF- Leandro Soares de Oliveira374.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Depósito125.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.