Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25630
Título: Sobre o Modelo ADD e o problema da hierarquia
Autor(es): Silva, Genilson Batista da
Palavras-chave: Modelo ADD
Problema da Hierarquia
Teoria de Kaluza Klein
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: No ano de 1921 o matemático Theodor Kaluza publicou um artigo no qual trazia a solução para um grande problema em questão àquela época, ele estava unificando o campo eletromagnético com o campo gravitacional considerando um Universo com cinco dimensões, as quatros dimensões do espaço tempo ordinário mais uma dimensão espacial extra. Cinco anos após o trabalho de Kaluza, o físico Oscar Klein inseriu alguns ajustes à teoria de Kaluza, desde então esta teoria passou a ser conhecida como a teoria de Kaluza-Klein, esta foi a primeira teoria de dimensões extras. Com o passar do tempo, o interesse pelo estudo de teorias de dimensões extras foi de certo modo arrefecido, uma vez que não temos a possibilidade de verificação empírica. No entanto, no ano de 1998 a ideia novamente vem a tona na comunidade científica com o chamado modelo ADD (Modelo de dimensões Extras de Grande Escala), que tem como objetivo resolver o problema da hierarquia, que consiste na grande discrepância dos valores entre a energia da escala eletrofraca e a energia da escala de Planck. O modelo ADD é considerado o primeiro modelo de branas no cenário de gravitação, onde nosso universo é uma hipersuperficie (brana) imersa em um espaço dimensionalmente maior. Neste trabalho será feito um estudo sobre os principais aspectos do modelo ADD e sua proposta para a resolução do problema da hierarquia.
Descrição: SILVA, Genilson Batista da. Sobre o Modelo ADD e o problema da hierarquia. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25630
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Genilson Batista da SilvaPDF- Genilson Batista da Silva971.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depositoPDF - Termo de deposito76.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.