Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25632
Título: Caracterização físico-química de argilas bentoniticas do municipio de Sossego-PB para uso em cosméticos
Autor(es): Cordeiro, Maria Barbosa da Silva
Palavras-chave: Bentonita
Cosméticos
Análise físico-química
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: Neste trabalho objetivou-se a caracterização físico-química de três argilas bentoniticas (Amarela, cinza e verde) do município de Sossego - PB, para uso em cosmético. A metodologia consistiu em avaliar de acordo com a composição química de cada uma das argilas e quais suas possíveis aplicações. Sendo assim, realizadas as análise organolépticas, as analises físicas de umidade, granulometria, pH e analise química de fluorescência de raio X. Os resultados demonstraram que a argila amarela e verde tem grande potencial para uso em cosméticos, obtendo resultados satisfatórios em todas as analises. No entanto na argila cinza foi encontrado traços do metal Bário (Ba), que segundo a RDC nº 48 da ANVISA é considerado prejudicial a saúde e não pode conter em produtos cosméticos. Conclui-se, portanto que a argila cinza não se adéqua as exigências para uso em cosméticos, apenas as argilas amarela e a argila verde atende as exigências e podem ser usadas tanto de forma direta como máscaras em pó ou em formulações diversas de cosméticos.
Descrição: CORDEIRO, Maria Barbosa da Silva. Caracterização físico-química de argilas bentoniticas do município de Sossego-PB para uso em cosméticos. 2021. 46f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25632
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Barbosa da Silva CordeiroPDF- Maria Barbosa da Silva Cordeiro1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito331.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.