Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Mayara Victória Medeiros-
dc.date.accessioned2022-01-31T14:45:06Z-
dc.date.available2022-01-31T14:45:06Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.otherCDD 004-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25634-
dc.descriptionPEREIRA, Mayara Victória Medeiros. TuringMS: Um simulador para apoiar no processo de ensino-aprendizagem de Linguagens Formais e Teoria da Computação. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou o desenvolvimento de um simulador capaz de facilitar a apresentação e assimilação de conteúdos relacionados à máquina de Turing nos cursos superiores de computação. Alguns dos passos galgados para a implementação desse simulador foram conhecer os conceitos ligados à máquina de Turing, identificar as principais dificuldades dos alunos e professores em disciplinas de Linguagens Formais e Teoria da Computação e como a utilização de um simulador gráfico pode auxiliar nesse processo de ensino-aprendizagem, bem como identificar a necessidade de diversificação de acesso ao simulador. Para tanto, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como método para coleta de dados e formalização de conceitos. Já para o desenvolvimento do simulador foram realizadas consultas à documentação da linguagem e framework utilizados. A partir da coleta de dados foi possível perceber a clara dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos majoritariamente teóricos, onde a ausência de uma representação visual e a participação mais direta dos alunos na construção do saber destacaram-se como sendo pontos possíveis de ajustes através dos simuladores gráficos voltados ao ensino. Nesta visão, a facilidade na utilização e acesso ao simulador também contam como fatores decisivos para o sucesso ou fracasso da iniciativa. Enfim, por meio de todo levantamento e estudo realizado foi possível confirmar que a utilização de simuladores gráficos para a apresentação de conceitos relacionados à Linguagens Formais e Teoria da Computação pode auxiliar e tornar mais interativo e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Edson Holanda Cavalcante Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Computaçãopt_BR
dc.subjectLinguagens formaispt_BR
dc.subjectTeoria da Computaçãopt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.titleTuringMS: Um simulador para apoiar no processo de ensino-aprendizagem de linguagens formais e Teoria da Computaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Victória Medeiros PereiraPDF - Mayara Victória Medeiros Pereira1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.