Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25642
Título: Estudo da solubilidade de incrustações formadas por Gel Coat no processo de produção do mármore sintético
Autor(es): Guimarães, Renata Barbosa
Nóbrega, José Arimateia
Palavras-chave: Gel Coat
Solvente
Resina poliéster
Mármore sintético
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: O uso de pedras naturais em projetos arquitetônicos é muito tradicional em todo o mundo. Uma importante evolução na área do mármore foi o surgimento do mármore sintético, o qual é produzido através da aglomeração de um elevado teor de agregados naturais com o auxílio de uma certa porcentagem de material polimérico. O objetivo desse trabalho é descrever e revisar os aspectos químicos do processamento para a obtenção do mármore sintético e também realizar ensaios para propor um procedimento efetivo para a limpeza das tubulações e outros recipientes contendo resíduos poliméricos do processo de produção. A metodologia empregada envolveu o uso de alguns ensaios sobre a possibilidade do uso de sistemas de solventes selecionados como agentes de auxílio na limpeza das superfícies impregnadas por esses resíduos. Os solventes selecionados foram acetona, etanol e água. Esses solventes puros ou na forma de misturas foram postos em contato com as incrustações poliméricas e observada a sua capacidade de desagregação e remoção desses resíduos. Os resultados obtidos mostram que a acetona e a mistura acetona/etanol (1:1) foram os sistemas mais eficientes para fins de remoção dos resíduos. É possível concluir que esses insumos podem representar uma alternativa para esses procedimentos, uma vez que os métodos mais comuns envolvem o uso de mistura contendo hidrocarbonetos aromáticos, que pelo volume utilizado, representam um custo significativo como o risco em potencial para os trabalhadores diretamente envolvidos nessas atividades.
Descrição: GUIMARÃES, Renata Barbosa. Estudo da solubilidade de incrustações formadas por Gel Coat no processo de produção do mármore sintético. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25642
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Barbosa Guimarães.pdfPDF - Renata Barbosa Guimarães751.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito66.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.