Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Joseilton Franco-
dc.date.accessioned2022-02-01T12:09:20Z-
dc.date.available2022-02-01T12:09:20Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25652-
dc.descriptionFRANÇA, Joseilton Franco. Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA disciplina de Química na educação básica é considerada um grande desafio para professores e alunos, os métodos pedagógicos tradicionais de ensino, resulta no desestímulo dos alunos com a disciplina. A contextualização das aulas com temas relacionado ao cotidiano dos alunos é uma importante ferramenta a fim de despertar o interesse dos discentes. Esse trabalho objetivou-se elaborar uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de funções oxigenadas, em ambiente de sala virtual, com base na temática Plantas Medicinais. Participaram da pesquisa 66 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino médio da cidade de Esperança-PB. Todas as atividades foram realizadas de forma virtual e através da plataforma google meet. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. A primeira foi identificar conhecimentos prévios dos alunos em relação as plantas medicinais. A segunda etapa houve a intervenção e aplicação da sequência didática. Na terceira etapa foi realizado uma atividade lúdica na plataforma game “Quizziz”. E por último verificou-se o índice de aprendizagem da metodologia aplicada por meio de questionário. Os resultados mostraram que a utilização de aulas contextualizada para o ensino de Química desperta o interesse e a curiosidade dos discentes e melhora a fixação e o aprendizado em relação ao conteúdo estudado. Conclui-se que a utilização do tema Plantas Medicinais para o ensino de funções oxigenadas, permitiu despertar no estudante o interesse pela disciplina de Química, oferecendo uma aprendizagem mais contextualizada, problematizadora, dialogada e significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria da Conceição de Menezes Torrespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaspt_BR
dc.subjectFunções oxigenadaspt_BR
dc.titleEnsino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseilton Franco FrançaPDF - Joseilton Franco França1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito92.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.