Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25653
Título: Relato de experiência: Uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem da Química em uma escola integral
Autor(es): Oliveira, José Maikon Silva de
Palavras-chave: Ensino de Química
Ferramenta pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: De acordo com as novas propostas atribuídas ao contexto educacional, não há como não considerar as necessidades da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como uma ferramenta que viabiliza a qualificação do ensino e da aprendizagem nas instituições de ensino em quaisquer dos seguimentos. Mediante a essa contínua inserção, deve-se realizar uma maior disseminação desses recursos parra a melhoria da aprendizagem no cotidiano da sala de aula, para que, temas e conteúdos considerados densos e de difícil aprendizagem possam ser bem melhor assimilados pelos educandos. Nesse caráter, o Ensino de Química como um curricular analítico que adequa-se em introduzir modelos entre as configurações da áreas Naturais, Linguagens e Exatas tem se adaptado em adotar essas manobras tecnológicas alinhando sua identidade à outras vias buscando projetar as habilidades e potencias de sues educandos, além de firmar parcerias com os demais curriculares na busca da construção de uma rede informativa que dissemine conhecimento e melhoria para a realidade pedagógica das instituições de base. Como toda novidade constrói infindos pareceres, as TICs na educação trouxeram a oportunidade de ver os obstáculos e decidir ultrapassá-los fortalecendo os relacionamentos entre alunos, escolas e professores/educadores por meio de planejamentos objetivos, claros e fáceis de alcançares respostas exitosas. A pesquisa apresenta os dados vivenciados em uma escola pública do município de Campina grande, como metodologia, foi utilizado um modelo de pesquisa qualitativa empírico descritiva nas turmas do ensino médio. Em suma, observou-se o aumento da participação e produção escolar dos educandos após a utilização das TICs, não só nas aulas de Química, mas nos demais curriculares. Como proposta, indica-se um maior interesse em formar os educadores dentro deste suporte pedagógico buscando uma mediação de aulas mais produtivas e significantes.
Descrição: OLIVEIRA, José Maikon Silva de. Relato de experiência: Uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem da Química em uma escola integral. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25653
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito116.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - José Maikon Silva de Oliveira.pdfPDF - José Maikon Silva de Oliveira1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.