Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25656
Título: A presença de discussões de CTSA na BNCC: posibilidades para o ensino de ciências
Autor(es): Lira, Francielli de Brito
Palavras-chave: Ensino de Física
Enfoque CTSA
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 9-Jul-2021
Resumo: O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica referente aos diferentes estudos acerca da da Ciência-Tecnologia-Sociedade-Meio Ambiente (CTSA), para, na sequência, utilizarmos esse referencial na análise de sua presença no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Observamos que a BNCC apresenta claramente elementos muito fortes de estudos que envolvem tecnologia, indicações referentes ao desenvolvimento de habilidades direcionadas a questões sociais e ambientais relacionadas à ciência e a tecnologia. Esses elementos estão diretamente ligados aos pressupostos do enfoque CTSA. Concluímos que há uma forte presença de elementos de CTS/CTSA na BNCC, um forte indicativo do direcionamento que deverá ser dado aos currículos, a partir da promulgação dessa lei. Ao mesmo tempo, a própria BNCC está envolta em um contexto de debates e fortes críticas quanto ao seu conteúdo e a forma como foi concebida e implementada. Portanto, consideramos que, embora seja um enfoque importantíssimo e, por isso, é positivo que esteja contemplado na BNCC, não acreditamos que a aceitação acrítica das indicações presentes na BNCC possa, de fato, trazer mais benefícios que prejuízos, sem o amplo debate e participação dos especialistas e da sociedade em geral.
Descrição: LIRA, Francielli de Brito. A presença de CTSA na BNCC: possibilidades para o ensino de ciências. 2021, 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25656
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito72.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Francielli de Brito LiraPDF - Francielli de Brito Lira409.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.