Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25657
Título: Análise do perfil nutricional de escolares matriculados na rede municipal de ensino de uma cidade no curimataú paraibano
Autor(es): Silva, Paulo Henrique Santos da
Palavras-chave: Estado nutricional
Perfil nutricional
Nutrição escolar
Análise de dados
Data do documento: 8-Jun-2021
Resumo: A avaliação nutricional é uma ferramenta essencial para verificar as condições de saúde de indivíduos e das coletividades, principalmente da população infantil, por esta ser mais vulnerável a alterações nutricionais. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar o perfil nutricional de escolares do município de Cuité – Paraíba. A metodologia baseou-se na correlação da variável estado nutricional com as variáveis idade, sexo e localização geográfica. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, com dados antropométricos secundários coletados no setor de Alimentação Escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Cuité. A amostra foi composta por 728 alunos, na faixa de cinco a nove anos de idade. O instrumento inicial para coleta dos dados foi uma ficha de avaliação nutricional, contendo previamente o nome e a data de nascimento dos alunos por turma, a princípio foram coletadas informações sociodemográficas, logo depois, os dados antropométricos de peso e altura. Após a coleta, obteve-se os indicadores de Peso/Idade, Altura/Idade e Índice de Massa Corporal/Idade. O estado nutricional foi classificado a partir do percentil de Índice de Massa Corporal/Idade. Os resultados mostraram que 72,8% da amostra total encontrava-se eutrófica, a magreza esteve presente em 2,9% dos escolares, já a prevalência de sobrepeso foi de 11,7% e obesidade e obesidade grave tiveram frequência de 9,7% e 2,5% respectivamente, totalizando excesso de peso em 23,9% dos estudantes, enquanto 3,3% dos alunos apresentam carência nutricional relacionada a magreza e magreza acentuada. Na distribuição do estado nutricional por sexo, o excesso de peso foi mais frequente no estrato feminino atingindo 25,5% da amostra, enquanto o estrato masculino atingiu 22,2% da amostra. Os achados mostraram que o público escolar da faixa estudada se encontra em sua maioria com estado nutricional adequado, contudo, confirmam uma tendência mundial quanto a transição nutricional, com diminuição brusca da desnutrição e aumento expressivo da prevalência de excesso de peso.
Descrição: SILVA, Paulo Henrique Santos da. Análise do perfil nutricional de escolares matriculados na rede municipal de ensino de uma cidade no curimataú paraibano. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25657
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Henrique Santos da SilvaPDF - Paulo Henrique Santos da Silva1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito101.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.