Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25658
Título: A questão da Discalculia em alguns países da América do Sul e propostas metodológicas
Autor(es): Bezerra, Islaine Conceição Pereira
Palavras-chave: Discalculia
Transtorno da aprendizagem
Educação Matemática
Recursos didáticos
Data do documento: 9-Jun-2021
Resumo: Incessantemente verificou-se a necessidade de se pesquisar sobre as inúmeras dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Com isso, o presente trabalho buscou investigar sobre a questão da Discalculia em alguns países da América do Sul, externando algumas propostas metodológicas associadas à utilização de recursos tecnológicos, jogos matemáticos e materiais concretos. Desenvolvido na modalidade de pesquisa bibliográfica, no qual se buscou pesquisadores que investigam a Discalculia nos diferentes países da América do Sul, para assim obter reais resultados acerca do conhecimento sobre tal transtorno da aprendizagem. Diante do exposto, as indagações que nortearam nosso trabalho foram: O que é a Discalculia? Como alguns países da América do Sul estão lidando com a Discalculia? Quais estratégias metodológicas podem ser utilizadas como mediação do ensino da Matemática para alunos discalcúlicos? A partir de nossos resultados intensificou-se a necessidade por mais pesquisas no âmbito educacional que relacionem a Discalculia e outros transtornos da aprendizagem às intervenções metodológicas que auxiliem os professores em seu cotidiano escolar. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado o interesse sobre a Discalculia, como também tenha auxiliado discalcúlicos e professores de Matemática a conhecer, diagnosticar e intervir de forma a resultar em uma aprendizagem significativa aos mesmos.
Descrição: BEZERRA, Islaine Conceição Pereira Bezerra. A questão da Discalculia em alguns países da América do Sul e propostas metodológicas. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25658
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito74.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Islaine Conceição Pereira BezerraPDF - Islaine Conceição Pereira Bezerra539 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.