Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25662
Título: Desenvolvimento de uma membrana polimérica de amido vegetal com extrato de barbatimão
Autor(es): Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos
Palavras-chave: Biomateriais
Amido
Plantas medicinais
Biopolímeros
Data do documento: 13-Ago-2021
Resumo: Os biomateriais são substâncias que atuam no sistema biológico dos seres vivos, com o objetivo de reconstruir ou substituir tecidos danificados. Os biopolímeros são substâncias de origem natural ou sintética, tais como amido e proteínas, utilizados nos biomateriais. Estes por sua vez representam uma classe de materiais muito versáteis e que vem atuando de forma positiva na sociedade devido às suas possibilidades de aplicações em diversas áreas. O amido é um polissacarídeo encontrado nos vegetais e desempenha a função de reserva. A jaqueira, por sua vez, apresenta um alto teor de amido em sua semente, possibilitando assim uma grande potencialização para sua utilização em biomateriais para fins medicinais com uma grande ação bactericida e fungicida. Já o barbatimão (Stryphnodendron Adsthingens) é uma planta do cerrado brasileiro e o seu extrato tem ação antisséptica, cicatrizante, antibacteriana, antifúngica e reduz a sensação de dor. Estas propriedades podem ser potencializadas com a adição do Polivinilpirrolidona (PVP) atuando como agente reticulante. Mediante os benefícios do amido de jaca e do PVP, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver e caracterizar membranas poliméricas à base de amido extraído do caroço de jaca com o agente reticulante. Na investigação das propriedades químicas e físicas, as membranas, com e sem o agente reticulante, foram submetidas às análises utilizando a técnica de Espectroscopia na Região de Infravermelho com Transformada de Fourier - FTIR, Ensaios Mecânicos, Calorimetria Diferencial Exploratória (DSC) e Intumescimento. O FTIR mostrou que a interação do PVP com o amido foi adequada, indicando que a quantidade de PVP no preparo da amostra foi necessária, acarretando numa reticulação efetiva. As membranas com PVP apresentaram o dobro do intumescimento, tanto em água como em soro fisiológico, em relação as membranas de amido. Assim, os biofilmes produzidos à base de amido de jaca apresentaram propriedades físicas e funcionais que os tornam favoráveis para serem empregados em possíveis aplicações transdérmicas para liberação controlada de fármacos ou antimicrobianos, expondo uma alternativa de renovação de baixo custo.
Descrição: SANTOS, Karen Esttéfani Ferreira dos. Desenvolvimento de uma membrana polimérica de amido vegetal com extrato de barbatimão. 2021. 22f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25662
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karen Esttéfani Ferreira dos SantosPDF - Karen Esttéfani Ferreira dos Santos438.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito77.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.