Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25666
Título: Contribuições do origami no ensino e aprendizagem da geometria nos anos finais do fundamental
Autor(es): Pereira, Jéssica Dias
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Ensino-aprendizagem
Origami
Data do documento: 3-Set-2021
Resumo: O ensino da geometria é algo que preocupa muitos educadores, por motivos como esse o uso de recursos didáticos tem se tornado cada vez mais frequente. O origami, enquanto recurso didático, pode contribuir e auxiliar o ensino-aprendizagem da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. Partindo disso, este trabalho tem como objetivo verificar o uso do origami como contribuinte do ensino-aprendizagem da geometria. A questão norteadora para a execução do mesmo foi: “De que forma a aplicação de origami nas aulas de matemática pode contribuir no ensino da geometria?”. Para isso foi apresentado uma abordagem histórica da geometria e do origami, como também as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular a respeito do ensino da geometria. Foram verificadas as contribuições de duas metodologias utilizando o origami, aplicadas em turmas de 7º e 8º ano, por outros pesquisadores. E, por fim, realizadas algumas considerações sobre as contribuições do origami como recurso didático nas aulas de geometria. Nota-se que atividades feitas com o auxílio do origami colabora com o interesse e aprendizado da geometria.
Descrição: PEREIRA. Jéssica Dias. Contribuições do origami no ensino e aprendizagem da geometria nos anos finais do fundamental. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25666
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Dias PereiraPDF - Jéssica Dias Pereira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito530.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.