Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25678
Título: Revascularização pulpar : Uma revisão bibliométrica
Autor(es): Silva Neto, Joab Custódio da
Palavras-chave: Endodontia
Odontologia
Bibliometria
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O tratamento endodôntico de dentes necróticos e imaturos configura-se como um desafio para a odontologia moderna. O procedimento de revascularização pulpar tem se destacado como opção de tratamento para esses casos a fim de proporcionar o término da formação da raiz e vitalidade pulpar. O objetivo deste estudo foi revisar os protocolos de endodontia regenerativa descritos na literatura cientifica e pontuar suas modificações na prática clínica. Realizou-se uma pesquisa bibliométrica criteriosa da literatura usando a base de dados PUBMED (U.S. National Library of Medicine) com enfoque nos estudos sobre revascularização endodôntica publicados no período de 2017 a 2021. Utilizou-se os descritores “Regenerative Endodontics”, “Pulp revascularization” e “Regenerative endodontic treatment. Foram coletadas as seguintes variáveis: Ano de publicação, Local de publicação, Design de estudo, Sexo, Idade, Dente, Etiologia da perda de vitalidade, Achados radiográficos pré-operatórios, Diagnóstico de pré- tratamento, Irrigação, Medicação intracanal, Técnica de Revascularização, Barreira Coronal intracanal, Número de sessões, Tempo entre as sessões, Resultado clínico, Tempo de acompanhamento e Resultado final. Os dados foram extraídos, organizados e analisados descritivamente utilizando o programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS for Windows version 20.0, SPSS Inc, Chicago, IL, USA). Dos 2048 registros encontrados, foram selecionados 36 estudos para essa revisão de literatura, somando um total de 57 casos clínicos. O ano de 2020 concentrou 35,1% dos casos e houve um predomínio de publicações oriundas do continente asiático (40,4%). A técnica de indução da formação do coágulo foi a mais prevalente (66,7%), o número de sessões mais adotado foi o de duas (77,2%) e o tempo de acompanhamento de um a dois anos e meio (57,9%) foi o mais escolhido. Existe variedade nos protocolos de revascularização endodôntica presentes na literatura. Novas pesquisas envolvendo as principais técnicas, como também, os materiais mais recomendados podem fortalecer o impacto nos resultados clínicos obtidos.
Descrição: SILVA NETO, Joab Custódio da. Revascularização Pulpar: Uma revisão bibliométrica. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25678
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joab Custódio da Silva Neto.pdfPDF - Joab Custódio da Silva Neto1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito58.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.