Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuna, Tamires de Lima-
dc.date.accessioned2022-02-07T13:58:26Z-
dc.date.available2022-02-07T13:58:26Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25692-
dc.descriptionLUNA, Tamires de Lima: Estudo dos perfis de desempenho de prática docente (manuscrito): relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicas. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho relata a experiência do estágio supervisionado focado no processo de formação docente, especificamente no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, postura, concepções e métodos, durante o período de um ano de estágio. O estágio aconteceu na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande, Paraíba. O presente trabalho é um relato de experiência de natureza qualitativa descritiva, que descreve as características do sujeito da pesquisa, bem como seu desenvolvimento na pratica docente ao longo de todo o estágio VII e VIII. Os dados da pesquisa foram coletados por meio das estratégias didáticas, tais como o script de aula e a observação das gravações dos procedimentos das sequencias didáticas desenvolvida pela estagiária em sala de aula. A análise dos dados coletados foi realizada baseando-se nos perfis construídos nos níveis da teoria SOLO por Smania Marques (2017). Para a identificação das características que compõe os perfis da estagiária, utilizamos a Ficha de Indicadores para Avaliação de Aulas (FIAA), também criado por SMANIA-MARQUES em 2017, que permitiu mapear as minhas ações e assim categorizá-las de acordo com os perfis. Os resultados dessa análise mostraram que houve evolução do desenvolvimento do meu perfil docente em termos qualitativos saindo de ensino formal e engessado para um ensino capaz de gerar competências e habilidades de problematização e contextualização do conteúdo permitindo ao discente aliar a teoria à prática e aplicar esse conhecimento no seu dia a dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.title(5-02-2022) Estudo dos perfis de desempenho de prática docente: relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires de Lima LunaPDF - Tamires de Lima Luna524.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito74.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.