Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25695
Título: Aulas remotas e letramento científico: Um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Linaldo Luiz
Barros, Adrianne Teixeira
Palavras-chave: Experimentação
Covid -19
Aprendizagem
Letramento científico
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Nos últimos anos, o letramento científico tem chamado a atenção das ciências educacionais, visto a necessidade crescente da melhoria do sistema de ensino para a formação de gerações de alunos que sejam capazes de utilizar o conhecimento teórico recebido durante as aulas nas situações diárias. Neste contexto, este trabalho objetivou trabalhar o letramento científico em aulas de Ciências ministradas ao 6° ano do ensino Fundamental, durante o período de pandemia, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à construção da capacidade analítica e hipotético-dedutiva dos estudantes, através da análise crítica dos fenômenos científicos e da realidade social que os cercam. Para isto, foram pensadas atividades que pudessem transformar a residência dos alunos em um ambiente de aprendizagem científica, integrando a participação dos pais, contemplando os ODS da agenda 2030. Deste modo, a formação dos alunos foi empregada de forma contextualizada e incorporada com temas de CTSA. Diversas atividades foram realizadas contextualizando o conteúdo teórico das aulas ao meio social ao qual os alunos estão inseridos, utilizando o desenvolvimento de situações problema, para trabalhar o letramento científico e dinamizar as práticas de ensino em tempos de pandemia. Os resultados apontam melhoria na capacidade de associação do conteúdo ministrado com os aspectos sociais, além da capacidade de discussão e/ou debates a respeito de questões administrativas, ambientais e econômicas, que têm influência direta na comunidade onde vivem. Por meio das atividades aplicadas, ficou evidente que os alunos conseguiram desenvolver o pensamento científico, curioso, crítico e investigativo, tendo estas atividades cerca de 98% de aprovação pelas turmas. Sendo assim, de acordo com o exposto, inferimos que a inserção dos temas de CTSA no currículo, bem como o uso da contextualização durante as explicações dos conteúdos, incentivaram a formação de sujeitos letrados cientificamente e crítico-reflexivos a respeito dos fenômenos e situações do dia a dia.
Descrição: OLIVEIRA, Linaldo Luiz de; BARROS, Adrianne Teixeira. Aulas remotas e letramento científico: Um relato de experiência. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25695
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Linaldo Luiz de OliveiraPDF - Linaldo Luiz de Oliveira2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito54.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.