Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/257
Título: Análise logoterápica do filme “O Escafandro e a Borboleta”: Encontrando a liberdade através dos valores
Autor(es): Silva, Renato Moraes da
Palavras-chave: Psicoterapia
Logoterapia
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: A intencionalidade primordial desse trabalho é fazer uma análise existencial do filme “O Escafandro e a Borboleta” (2007), história real do ex-editor da revista francesa Elle, Jean-Dominique Bauby, que aos 43 anos teve um súbito acidente vascular cerebral que desencadeou uma paralisia em que o único movimento no corpo limitavase à pálpebra do olho esquerdo. Utilizando um embasamento teórico à luz da Logoterapia, que é a psicoterapia centrada na busca de sentido da vida, será feita uma análise dos Valores Existenciais necessários ao homem para que este possa compreender, independente das circunstâncias, o seu estar no mundo. Buscou-se na história de Bauby respaldo para se fazer uma análise exemplificada dos valores existenciais. Para isso, foram selecionadas algumas partes do filme representando os três valores: criadores, vivenciais e de atitude. Os métodos utilizados foram pesquisa teórica, análise e interpretação de dados numa perspectiva fenomenológica existencial com base logoterápica e um disco de DVD, do qual foram retiradas cenas para análise.
Descrição: SILVA, R. M. da. Análise logoterápica do filme “O Escafandro e a Borboleta”: Encontrando a liberdade através dos valores. 2010. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/257
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Moraes da Silva.pdfRenato Moraes da Silva454.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.