Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25708
Título: Construção de um manual de biossegurança para o profissional de fisioterapia dermatofuncional
Autor(es): Filgueiras, Kaline Samara Fernandes
Palavras-chave: Biossegurança
Saúde do trabalhador
Fisioterapia Dermatofuncional
Risco ocupacional
Data do documento: 3-Mai-2021
Resumo: O fisioterapeuta do setor dermatofuncional é o profissional de saúde responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar como um todo, incluindo todas as suas estruturas relacionadas, desta forma a sua atuação é ampla e diversa e atinge várias áreas. Na sua atuação é importante salientar o contato direto do profissional com o paciente e desse modo a necessidade do cumprimento de medidas de biossegurança como forma de assegurar ambas as partes. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é construir um manual de biossegurança para fisioterapeutas dermatofuncionais. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura científica por meio do acesso aos periódicos CAPES nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Scielo, Lilacs, Cinahl, PEDro e google acadêmico. Associado a revisão, utilizou-se informações fornecidas pelas diretrizes de biossegurança do ministério da saúde, do Sistema Único de saúde (SUS) e as Normas Regulamentadoras. Foram encontrados três artigos que preenchiam os critérios de elegibilidade e constituíram a amostra. Mediante o exposto pelas pesquisas realizadas é possível concluir a necessidade de todos os níveis de atenção a saúde fazerem uso obrigatório e consciente dos EPI’s, nesse contexto especificando os profissionais de fisioterapia dermatofuncional, temos a escassez de estudos na área, inclusive por ser uma especialidade da fisioterapia que teve seu reconhecimento a pouco tempo. Em virtude dos achados anteriores, foi elaborado um manual para o profissional de fisioterapia dermatofuncional como forma de solucionar tais dificuldades encontradas. O manual dilata a visão do profissional para a importância dos cuidados em biossegurança, como forma de proteção e promoção a saúde dele, do cliente que faz parte do atendimento e de terceiros.
Descrição: FILGUEIRAS, kaline Samara Fernandes. Construção de um manual de biossegurança para o profissional de fisioterapia dermatofuncional, 2021, 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25708
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF -Termo de Deposito56.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Kaline Samara Fernandes Filgueiras.pdfPDF - Kaline Samara Fernandes Filgueiras703.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.