Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25711
Título: Análise do perfil epidemiológico e clínico de pacientes diagnosticadas com câncer do colo do útero em uma UNACON na Paraíba
Autor(es): Sousa, Ana Carla Silva Santos
Palavras-chave: Câncer do colo útero
Epidemiologia
Saúde pública
Data do documento: 15-Jun-2021
Resumo: O câncer do colo do útero CID10 - C53 é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina, ficando atrás do câncer de mama e do cólon e reto, causado pela infecção do papilomavírus (HPV), o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e o aumento do uso de pílulas anticoncepcionais são outros fatores que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer. Refere-se a um estudo epidemiológico do tipo retrospectivo, transversal, quantitativo e descritivo, que propõe caracterizar o perfil epidemiológico e clínico de mulheres diagnosticadas com câncer do colo do útero em uma Unidade de Alta Complexidade na Paraíba. Esse trabalho é parte integrante de um estudo epidemiológico que abrange o período de 1999 – 2015, cuja amostra é constituída por 67 mulheres cadastradas no Sistema de Registro Hospitalar de Câncer no Hospital da FAP, no ano de 2006. Como resultado foi possível observar uma predominância da faixa etária entre 40-59 anos (44,78%), de etnia (64,18%), com baixa escolaridade (59,70%), não etilistas (8,96%), não tabagistas (8,96%), com histórico familiar (7,46%), procedentes a minoria no município de Campina Grande – PB (47,77%). Em relação aos aspectos clínicos e terapêuticos, tratados com radioterapia combinada e/ou isolada (67,16%). Os dados consideram caracterizar a distribuição e gravidade do câncer do colo do útero na população estudada, contribuindo para o planejamento de ações para a prevenção e tratamento da doença, podendo contribuir para a realização de políticas públicas de saúde no município.
Descrição: SOUSA, Ana Carla Silva Santos. Análise do perfil epidemiológico e clínico de pacientes diagnosticadas com câncer do colo do útero em uma UNACON na Paraíba. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25711
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Silva Santos Sousa.pdfPDF - Ana Carla Silva Santos Sousa336.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF- Termo de Depósito58.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.