Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Cleandro Alves de-
dc.date.accessioned2022-02-10T12:18:34Z-
dc.date.available2022-02-10T12:18:34Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25713-
dc.descriptionALMEIDA, Cleandro Alves de. Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências, 2021, 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA formação de professores de Ciências Biológicas, na concepção de profissional crítico-reflexivo, deve ser uma formação consistente, contínua, que procure desenvolver uma relação dialética ensino-pesquisa, teoria-prática. Trata-se de uma formação crítica e aberta à possibilidade da discussão sobre o papel das ciências na formação geral dos cidadãos. Nesse sentido, as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na formação dos Docentes. As atividades tanto de observação e participação, como de intervenção pedagógica, possibilitam ao aluno, em formação, a vivência do ensino-pesquisa no cotidiano escolar, adquirindo informações, conhecimento e habilidades para lidar com os desafios da apreensão lugar-mundo no âmbito escolar. O conhecimento científico a ser ensinado é a primeira condição para que o professor de Ciências Biológicas articule saberes da vida cotidiana dos alunos. O presente trabalho aborda uma experiência interdisciplinar a partir da inter-relação com a temática “Tempo e Clima”. Para a intervenção foram realizadas aulas expositivas e dialogadas, através da análise de textos e fotos. A intervenção objetivou refletir a didática do ensino de ciências biológicas no Colégio Ser Ético. Durante as intervenções, os alunos do Ensino Fundamental se mostraram receptivos, em sua maioria interessados em aprender as temáticas, e propícios ao ensino crítico-reflexivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Esp. Cibelle Flávia Farias Nevespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMeteorologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleObservação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleandro Alves de AlmeidaPDF - Cleandro Alves de Almeida1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito77.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.