Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25719
Título: Perspectivas de futuro de mães na adolescência
Autor(es): Moreira, Bárbara Gabrielly Silva
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Maternidade
Mulheres
Data do documento: 26-Ago-2021
Resumo: A gestação na adolescência é fenômeno de ordem mundial, atingindo milhares de garotas entre os 12 e 19 anos, porém com maiores concentrações em países subdesenvolvidos, como o Brasil. A ruptura do período de escolarização, as mudanças dos ciclos sociais e a resposta da família possuem profundo impacto na vida da jovem, que precisará refazer seus objetivos e considerar novos caminhos para o futuro. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou analisar as perspectivas de futuro de mulheres que gestaram na adolescência, de forma a verificar quais as modificações foram necessárias após a gestação, como a notícia influenciou em seus objetivos e como a jovem mãe vivencia suas perspectivas de futuro a curto e longo prazo. O estudo foi realizado através de um questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada, com dados analisados pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). A amostra contou com 13 participantes. As perspectivas de futuro das entrevistadas versaram sobre continuidade da escolarização, busca por emprego, o desejo de prover um futuro melhor para seus filhos e de construir uma família. As redes de apoio se mostraram como essenciais para a continuidade dos objetivos das mães, auxiliando psiquicamente e com uma efetiva divisão de tarefas que permita que a adolescente se dedique aos estudos ou trabalho. Se faz presente a necessidade de um planejamento familiar efetivo que abranja a população abaixo de 20 anos, e de incentivo aos projetos de vida que a mãe possua, seja antes ou após a gestação, promovendo espaços saudáveis de acolhimento e auxílio para gestantes e mães adolescentes.
Descrição: MOREIRA, Bárbara Gabrielly Silva. Perspectivas de futuro de mães na adolescência. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25719
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Gabrielly Silva MoreiraPDF - Bárbara Gabrielly Silva Moreira801.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito409.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.