Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25720
Título: Os impactos do isolamento social na prática de exercícios físicos e a sua importância na pandemia do COVID-19
Autor(es): Sampaio, Max Mozart Acioli
Palavras-chave: Atividade física
Pandemia
Prevenção de doenças
Data do documento: 17-Set-2021
Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma doença de fácil transmissão. Como tentativa de conter a disseminação desse vírus, foram adotadas medidas de isolamento e distanciamento social. Porém, sabe-se que, mesmo com essas medidas, é importante incentivar a manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa como prevenção para a saúde, já que exercícios físicos auxiliam na melhora do sistema imunológico e no controle de comorbidades, essenciais no combate à doença. Objetivo: Analisar, através da literatura disponível, os impactos que o isolamento social propôs à prática de exercícios físicos e a sua importância para a saúde durante a pandemia do COVID-19. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura na base de dado BVS. As publicações foram identificadas por meio dos descritores e seus respectivos termos em inglês. Foram utilizados os filtros “texto completo disponível”, “publicação no ano de 2021” e “assunto principal: exercício físico”. Os dados foram organizados a partir da utilização do Microsoft Word for Windows e expressos através de fluxograma, quadro de amostragem e um quadro como instrumento de coleta. Resultados: 258 artigos foram inicialmente identificados com a pesquisa através dos descritores. Após a utilização dos filtros selecionados, leitura dos resumos e exclusão dos artigos duplicados, foram selecionadas 12 publicações, as quais foram incluídas nesse estudo. Os artigos relataram os impactos que o lockdown impôs a prática de exercício físico, trazendo consequências para a saúde das pessoas. Conclusão: A realização de atividades físicas foi duramente afetada durante o lockdown da pandemia do COVID-19, trazendo consequências, como o aumento de sintomas depressivos e a diminuição do bem-estar. Para aqueles que conseguiram manter uma prática regular, foram observados a redução do estresse e o aumento da vitalidade.
Descrição: SAMPAIO, Max Mozart Acioli. Os impactos do isolamento social na prática de exercícios físicos e a sua importância na pandemia do COVID-19. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25720
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Max Mozart Acioli SampaioPDF - Max Mozart Acioli Sampaio385.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.