Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25724
Título: Contribuição do exercício físico no auxílio ao tratamento e prevenção na doença de Alzheimer
Autor(es): Nogueira, Natalia Cristina Cordeiro Tavares
Palavras-chave: Saúde do idoso
Atividade Física
Doença de Alzheimer
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa tendo entre os seus sintomas a demência, prejudicando diretamente a área da memória onde a mesma não tem cura. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca dos benefícios do exercício físico no auxílio ao tratamento e prevenção da doença de Alzheimer. Foram realizadas buscas de artigos nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciElo, Nature Medicine e Instituto de Psiquiatria Paulista, no período de 2016 a 2021. O enfoque maior foi com estudos que relacionassem o exercício físico como auxílio ao tratamento e prevenção do Alzheimer. Foram selecionados 28 artigos, sendo escolhidos 11 artigos para compor esta pesquisa. Os descritores utilizados na busca foram: idosos, doença de Alzheimer, exercício físico, tratamento e prevenção, dando ênfase às palavras encontradas nos títulos dos artigos revisados. Após leitura dos artigos, observou-se que os idosos diagnosticados com DA que não fazem exercícios físicos de forma frequente, independente de qual tipo de exercício seja, estão mais propensos a terem um maior declínio das funções cerebrais e instabilidade motora, acarretando a progressão dos sintomas concernentes ao distúrbio da DA. Mediante a análise dos artigos, foi possível concluir que os idosos que tiveram intervenções com programa de exercícios físicos para o auxílio no tratamento e prevenção da DA tiveram resultados positivos na cognição, aptidão física e composição corporal acarretando grande melhoria na qualidade de vida dos mesmos.
Descrição: NOGUEIRA, Natália Cristina Cordeiro Tavares. Contribuição do exercício físico no auxílio ao tratamento e prevenção na doença de Alzheimer. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25724
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito163.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Natalia Cristina Cordeiro Tavares Nogueira.pdfPDF - Natalia Cristina Cordeiro Tavares Nogueira414.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.