Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25727
Título: Tratamento de comunicações e fístulas buco sinusais – Revisão de literatura
Autor(es): Almeida, Gabriele Moura
Palavras-chave: Fístula buco-sinusal
Procedimentos cirúrgicos bucais
Seio maxilar
Data do documento: 27-Set-2021
Resumo: O seio maxilar é uma estrutura anatômica que possui seu assoalho em estreita relação com as raízes dos dentes superiores posteriores. A comunicação buco sinusal é uma condição patológica que quando não possui remissão espontânea ou não recebe o tratamento devido, ocorre a epitelização dos tecidos circundantes e passa a ser denominada de fístula. Existem diversos tratamentos descritos na literatura para o fechamento desta comunicação como: a utilização de tecido adiposo bucal, retalho bucal ou palatino, fibrina rica em plaquetas, entre outros. Quando não tratada, a comunicação ou fístula pode evoluir para patologias mais complexas. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que visa sintetizar estudos de diversas metodologias que dispõem de técnicas de diagnóstico e tratamento, a busca foi realizada por uma única pesquisadora através das bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, foram incluídos artigos publicados entre o período de 2016 a 2021. O trabalho tem por objetivo auxiliar os profissionais quanto à escolha do procedimento para o fechamento de comunicações e fístulas buco sinusais. Desta forma, conclui-se que a escolha da técnica deve ser de forma particular e individual, levando em consideração aspectos como: tamanho, presença de infecções, e a qualidade dos tecidos dispostos, e assim, realizar o melhor tratamento cirúrgico para o fechamento da lesão visando as necessidades e conforto do paciente.
Descrição: ALMEIDA, Gabriele Moura. Tratamento de comunicações e fístulas buco-sinusais - revisão de literatura. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25727
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Gabriele Moura Almeida..pdfPDF- Gabriele Moura Almeida261.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de deposito.pdfPDF - Termo de Depósito130.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.