Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25730
Título: Efeitos da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea nas dores do trabalho de parto: Uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Amanda Guedes
Palavras-chave: Parto
Gestantes
Fisioterapia
Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Introdução: O trabalho de parto é um processo fisiológico e natural onde o útero passa a ter contrações ritmadas que aumentarão de forma progressiva e que serão responsáveis por mover o feto até o canal vaginal e posteriormente para o mundo extracorpóreo. Dentre os sinais do trabalho de parto experiências sensoriais acontecem através das dores que surgem a cada contração, dores essas que muitas vezes são relatadas como insuportáveis podendo repercutir de forma prejudicial para mãe ou para o feto, e por consequência trazendo prejuízo ao andamento do TP e até mesmo vindo à desistência da mulher com uma mudança de via de parto. Objetivos: Identificar e descrever a eficácia e a aplicabilidade da Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) no manejo do trabalho de parto. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que aconteceu entre agosto e setembro de 2021, onde realizou-se uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), LILACS, Medline, Pubmed e Cochrane. Foram incluídos artigos disponíveis nos idiomas português e inglês, com recorte temporal dos últimos seis anos (2016-2021), e que fossem estudos do tipo ensaio clínico. Foram excluídos artigos duplicados nas bases de dados e artigos que não faziam referência ao tema abordado no estudo. Resultados: Foram incluídos seis artigos, através dos quais foi possível observar que a TENS é uma terapia com grande potencial para alívio do quadro álgico característico do trabalho de parto, proporcionando a parturiente uma experiência mais leve, sendo esta uma terapia de fácil acesso, baixo custo e que não traz risco para o binômio materno-fetal. Conclusão: Pode-se verificar, através dos estudos desta revisão, que a terapia por aplicação da TENS demonstra bom nível de eficácia no alívio das dores do parto, em especial das fases iniciais do trabalho de parto.
Descrição: SANTOS, Amanda Guedes. Efeitos da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea nas dores do trabalho de parto: Uma revisão integrativa. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25730
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito23.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Amanda Guedes SantosPDF - Amanda Guedes Santos439.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.