Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25738
Título: Efeitos da variabilidade hidroclimática sobre o estado trófico em um reservatório do semiárido
Autor(es): Silva, Cláudio José Pereira da
Palavras-chave: Precipitação pluviométrica
Eutrofização
Fósforo
Qualidade da água
Data do documento: 18-Out-2021
Resumo: Eventos climatológicos como as altas taxas de evaporação, baixas precipitações pluviométricas e ocorrência esporádica de chuvas torrenciais são eventos que podem provocar mudanças em corpos hídricos de regiões semiáridas. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos das características hidroclimáticas sobre as mudanças no estado trófico (IET) do reservatório Epitácio Pessoa. Para tanto, assumimos como hipóteses: I) As altas precipitações pluviométricas elevam o índice de estado trófico do reservatório. II) A região lótica apresenta o maior valor de IET. As coletas das amostras foram realizadas entre os meses de junho (chuva) e novembro (seca) do ano de 2016, junho (chuva) e dezembro (seca) do ano de 2017, julho (chuva) e dezembro (seca) de 2018 e abril (chuva) e outubro (seca) de 2019, nas regiões lêntica, transição e lótica de um reservatório do semiárido. Foram realizadas análises de nutrientes fosfatados e nitrogenados, clorofila a e de variáveis físicas. A partir das variáveis estudadas foi possível mensurar o estado trófico do ambiente de estudo utilizando dois índices elaborados para ambientes tropicais e ambientes temperados. Como resultados, observamos que as altas precipitações pluviométricas interferem no índice de estado trófico entre os períodos corroborando com a nossa hipótese I. Quanto a nossa hipótese II, foi refutada uma vez que as regiões lêntica e lótica não apresentam diferenças quanto ao estado trófico, sendo essa diferença apresentada na região de transição que registrou as maiores médias do IET classificando o reservatório como hipereutrófico. O fósforo total e a clorofila-a foram as variáveis mais importantes para a determinação do índice de estado do trófico entre as regiões do reservatório, além de registrar variações nas suas médias tanto entre os períodos (seca e chuva) como nas regiões (lêntica, transição e lótica) do reservatório. Foi verificado também diferenças significativas entre os índices usados com um deles podendo subestimar o estado trófico. Estes resultados são relevantes para a ampliação do conhecimento da dinâmica de reservatórios destinados ao abastecimento humano e melhor gerenciamento dos seus recursos.
Descrição: SILVA, Cláudio José Pereira da. Efeitos da variabilidade hidroclimática sobre o estado trófico em um reservatório do semiárido. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25738
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio José Pereira da Silva fichaPDF - Cláudio José Pereira da Silva ficha1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito29.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.