Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa Júnior, Afonso-
dc.date.accessioned2022-02-11T18:26:22Z-
dc.date.available2022-02-11T18:26:22Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.75-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25742-
dc.descriptionBARBOSA JÚNIOR, Afonso. Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo, analisar a percepção de um grupo de estudantes do ensino médio quanto ao papel da ciência no decorrer do período de pandemia da covid-19, procurando relacionar a divulgação científica gerada durante a crise com estratégias de contextualização dentro do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação à docência PIBID, tendo com público alvo estudantes do 1º, 2º e 3º ano de ensino médio de uma escola pública localizada no município de Queimadas – PB. Todas as etapas desta pesquisa foram realizadas remotamente devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19. Um total de 50 alunos de 9 turmas do ensino médio, modalidades regular e Educação para Jovens e Adultos participaram da pesquisa respondendo às perguntas dos questionários aplicados através da plataforma google forms, contendo questionamentos que buscam verificar a percepção dos estudantes acerca da importância da comunidade científica no enfrentamento da pandemia, além de procurar entender de que forma os estudantes lidam com o grande volume de desinformações e controvérsias científicas geradas durante o período pandêmico e como isso impactou em suas percepções sobre a importância da ciência. O estudo realizado evidenciou alguns aspectos que fazem parte do atual modelo de ensino empregado na maioria das escolas públicas do país. Dentre os 50 alunos que responderam à pesquisa, 95% consideram ciência importante, porém apresentam dificuldades em relacionar conceitos básicos de ciências com suas vivencias, demonstrando a necessidade de uma maior divulgação cientifica e contextualização dentro do ensino de Ciências/Biologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleAnálise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Afonso Barbosa JúniorPDF - Afonso Barbosa Júnior1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito97.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.