Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25744
Título: Uso de plantas medicinais como terapia complementar dos transtornos de ansiedade em tempos de covid-19
Autor(es): Bezerra, Jessyka Michelle Pereira
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Ansiolíticos
Fitoterapia
Ansiedade
Data do documento: 22-Dez-2021
Resumo: Crises sanitárias como epidemias e pandemias acontecem desde a antiguidade. Detectada em Wuhan na China, no final do ano de 2019, o Coronavirus disease 2019 (COVID-19) foi rapidamente disseminado pelo planeta. Tomando grandes proporções, é considerada uma pandemia sem precedentes na história contemporânea. Levando em consideração a rápida disseminação da doença, foram introduzidas pelos governos medidas de isolamento e distanciamento social. Entretanto, apesar de tais medidas serem consideradas as mais eficazes para a contenção do vírus, são responsáveis por causar o desencadeamento de transtornos mentais, à exemplo dos transtornos de ansiedade. Os medicamentos alopáticos utilizados como tratamento dos transtornos de ansiedade podem apresentar problemas de segurança e tolerabilidade, bem como dependência. Em contrapartida, algumas plantas medicinais podem apresentar efeitos ansiolíticos sem causar efeitos adversos tão preocupantes. Deste modo, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de revisão sistemática da literatura sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos como tratamento complementar nos transtornos de ansiedade em tempos de covid-19. Dos 67 materiais encontrados, apenas 6 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, sendo 1 deles um estudo qualitativo e os demais estudos de revisão da literatura. Ambos reiteram a eficácia do uso de plantas medicinais, a exemplo da Matricaria chamomilla L., Passiflora incarnata L., Valeriana officinalis L. e Piper Methysticum L., como terapia complementar nos transtornos de ansiedade.
Descrição: BEZERRA, Jessyka Michelle Pereira. Uso de plantas medicinais como terapia complementar dos transtornos de ansiedade em tempos de covid-19. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25744
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito82.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Jessyka Michelle Pereira BezerraPDF - Jessyka Michelle Pereira Bezerra959.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.