Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25767
Título: Benefícios e desafios decorrentes do uso de softwares aplicados ao contexto educacional durante o ensino remoto emergencial
Autor(es): Souza, Suely Palmeira de
Palavras-chave: Ensino remoto
Software Educacional
Educação à distância
Covid-19
Data do documento: 19-Mar-2021
Resumo: Com o evento da pandemia da COVID-19, o distanciamento social tornou-se necessário e obrigatório. Assim como em outros setores, as escolas precisaram se reorganizar, uma vez que as aulas presenciais tiveram que ser suspensas. Os profissionais da educação precisaram de forma rápida e proativa apresentar soluções para dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem através do uso de tecnologias que permitissem a comunicação e colaboração entre professor-alunos remotamente. Este trabalho visa investigar quais softwares foram usados durante o ensino remoto emergencial e então analisar os benefícios e desafios vivenciados pelos professores, com respeito aos aspectos pedagógicos e a usabilidade desses softwares. Sendo assim, foi conduzido um Survey com professores da educação básica da rede pública e privada, buscando responder as seguintes questões de pesquisa: (RQ01) Quais softwares foram utilizados pelos professores da rede pública e privada, ao longo do ensino remoto?; (RQ02) Quais foram os benefícios observados e desafios enfrentados, com respeito à usabilidade desses softwares pelos professores da rede pública e privada, ao longo do ensino remoto?; e (RQ03) Quais foram os benefícios observados e desafios enfrentados, com respeito aos aspectos pedagógicos desses softwares pelos professores da rede pública e privada, ao longo do ensino remoto?. Os resultados revelaram que além dos softwares educacionais, outras ferramentas utilizadas no cotidiano estão sendo utilizadas na educação a distância, e que este uso tem mostrado muitos benefícios para ambas as redes pública e privada, por outro lado, também apresentam muitos desafios, principalmente para uma rede pública onde os recursos tendem a ser mais escassos no Brasil.
Descrição: SOUZA, Suely Palmeira de. Benefícios e desafios decorrentes do uso de softwares aplicados ao contexto educacional durante o ensino remoto emergencial. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25767
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suely Palmeira de SouzaPDF - Suely Palmeira de Souza1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito77.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.