Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25771
Título: Educação ambiental: A importância da qualidade da água consumida em escolas públicas
Autor(es): Silva Filho, Jairo Francisco da
Palavras-chave: Educação ambiental
Qualidade da água
Potabilidade
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade da água consumida pelos alunos em escolas selecionadas. As escolas que foram beneficiadas com o trabalho no município de Caturité foram identificadas como A, B e C. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas quatro etapas, totalizando oito visitas que foram realizadas nas escolas citadas. Para tal, foram realizadas ações educativas, em seguida foram realizadas coletas de amostras de água para análise físico-quimica e microbiológica. Os pontos de coleta de água foram a cisterna, as pias dos banheiros e cozinha, além do bebedouro. As análises físico-químicas e bacteriológicas da água foram realizadas pelos próprios extensionistas do projeto sob a supervisão da Coordenadora. Os métodos analíticos utilizados são propostos pelo “Standard Methods of Analysys of Water and Wastewater. Em relação aos parâmetros microbiológicos, foi analisada a presença de coliformes totais e fecais. Para este fim, adotou-se o teste de Colilert usado para análise microbiológica que detecta e quantifica simultaneamente coliformes totais e Escherichia coli. A escola A consta de 186 alunos matriculados no Ensino Fundamental II no período matutino, a escola B apresenta 276 alunos e na escola C são atendidas 64 crianças com idade entre 3 e 5 anos. Durante as ações os alunos das escolas se mostraram dispostos a participar das atividades que foram propostas pelos extensionistas, apresentando interesse no assunto. Após a leitura dos laudos, observou-se que o único ponto em que se identificou a presença de coliformes totais foi na torneira da cozinha. Conclui-se que na escola A, foi identificado a presença de coliformes totais nos resultados dos exames microbiológicos realizados. Assim, é indicado que a escola tome providencias em relação a condição de higiene do ambiente no qual foi notificado a presença de coliformes totais.
Descrição: SILVA FILHO, Jairo Francisco da. Educação ambiental: a importância da qualidade da água consumida em escolas públicas. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25771
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo Francisco da Silva FilhoPDF - Jairo Francisco da Silva Filho796.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito74.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.