Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25776
Título: Importância da pratica docente como suporte no ensino emergencial de professores de Química no Estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Aleff Ribeiro da
Palavras-chave: Formação continuada
Formação de professores
Ensino remoto
Ensino de Química
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O presente estudo tem como objetivo dar visibilidade para a importância e as práticas de formação continuada como ferramenta de modelamento do ensino/aprendizagem em momentos de percalços sociais, como o cometido pelo vírus do covid-19. Para elucidar a hipótese deste trabalho foi feito uma pesquisa de levantamento descritivo com 26 professores de Química da rede pública municipal e estadual do estado da Paraíba com intuito de verificar como está sendo a experiência e os impactos da transição repentina para o ensino remoto emergencial (ERE) e como se deu o suporte formativo por parte governamental e institucional. É observado no corrente texto as concepções da formação continuada como parte integrante do trabalho docente em uma análise crítica da situação atual, se baseando nas opiniões expressas pelos professores que se encontram atuando diretamente nessa modalidade de ensino. No que cabe a abordagem do estudo, a mesma tem enfoque qualitativo e descritivo quanto o tratamento dos dados. A coleta se deu pela utilização do questionário aplicado pelo formulário online google forms. Nessa pesquisa é demonstrado que há unanimidade entre os docentes sobre a importância da educação continuada, sendo visível as grandes mudanças imprescindíveis no sistema de ensino atual, havendo necessidade de conceituar e formular os pontos necessários, em virtude da superação das dificuldades através da formação continuada e sintam-se capacitados para seguir o modelo de educação a distância emergencial com êxito.
Descrição: SILVA, Aleff Ribeiro da. Importância da pratica docente como suporte no ensino emergencial de professores de Química no Estado da Paraíba. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25776
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aleff Ribeiro da SilvaPDF - Aleff Ribeiro da Silva234.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito32.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.