Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25780
Título: Violência física contra a mulher e traumas maxilofaciais associados: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Araújo, Mariana Cardoso de
Palavras-chave: Odontologia
Violência doméstica
Traumas maxilofaciais
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: A violência é um problema de saúde pública sério, cujos índices crescem continuamente e cujas consequências são devastadoras. No que se refere à violência empreendida contra a mulher, verifica-se que ela promove diversos sinais clínicos na região facial, os quais estão relacionados diretamente aos objetivos dos agressores de, ao atingir a face, desqualificar a identidade da vítima e difundir o medo. Sob essa perspectiva, os traumas maxilofaciais são uma entre as diversas consequências da violência contra a mulher, as quais repercutem emocionalmente, economicamente e socialmente na vida das vítimas. O trabalho tem por intuito realizar um levantamento bibliográfico da literatura acerca dos traumas maxilofaciais expressos como resultado da violência contra a mulher, tendo em vista a escala global da violência contra a mulher e o impacto desta sobre o complexo maxilofacial. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura ocorrida mediante a elaboração e a definição de uma pergunta norteadora, busca ou amostragem, seleção e avaliação dos estudos, coleta de dados, análise crítica e interpretação dos artigos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS e MedLine/PubMed, publicados até 2021. Como resultado 12 artigos compuseram a amostra final do deste estudo, dentre os quais houve consenso acerca da prevalência das lesões maxilofaciais em mulheres vitimas de violência. Pode-se concluir que lesões maxilofaciais resultantes da violência contra a mulher são frequentes, envolvendo tecidos moles e duros nos terços inferior, médio e superior da face. Ademais, a produção de conhecimento e de dados sobre esta violência são importantes para o mapeamento epidemiológico do problema.
Descrição: ARAÚJO, Mariana Cardoso de. Violência contra a mulher e traumas maxilofaciais associados: uma revisão integrativa da literatura. 2021. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25780
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Cardoso de Araujo.pdfPDF - Mariana Cardoso de Araújo523.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Mariana Cardoso.pdfTermo de depósito62.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.