Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25797
Título: Variabilidade espaço-temporal da pluviosidade e da evaporação de referência para o município de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Figueredo, Géssica Martins de
Palavras-chave: Tanque Classe A
Pluviômetro
Sistemas meteorológicos
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: O estado da Paraíba, especificamente no alto sertão paraibano, é caracterizado pela variabilidade espacial e temporal da pluviosidade e da evapotranspiração, proveniente do clima semiárido que está inserido a região, e ainda, atuação de diferentes sistemas meteorológicos. O conhecimento sobre a variabilidade e distribuição da pluviosidade e da evapotranspiração de uma região são de valores importantes, tanto científicos, quanto sustentáveis, especialmente para a agricultura de sequeiro em regiões áridas e semiáridas. Objetivou-se quantificar a pluviosidade e a evaporação de referência (mm/mês e mm/ano), entre os anos de 2016 a 2020, em Catolé do Rocha-PB com a finalidade de determinar o período chuvoso e seco, e assim, minimizar as perdas de produção agrícola devido aos fatores ambientais. Os dados diários de pluviosidade e da evaporação de referência foram obtidos por meio de um pluviômetro e do método indireto do tanque classe A, respectivamente. A pluviosidade foi analisada pelo teste não paramétrico de Friedman e o teste de Conover e a evaporação de referência, aplicou-se o teste paramétrico da ANAVA de medidas repetidas de um fator e o teste de Tukey HSD. Ambos, os testes paramétricos e não paramétricos, foram analisados pela Real Statistics, usando o Microsoft Excel, bem como, a frequência absoluta. Também, foi analisada, a correlação linear de Pearson, e a sua significância pelo teste t e análise de correspondência entre os anos de 2016 a 2020, em Catolé do Rocha-PB para a pluviosidade em mm/ano e a evaporação de referência em mm/ano. Para a realização dessas análises foi utilizado o software estatísticos R. Pelos os resultados obtidos, o período de inverno na cidade de Catolé do Rocha-PB compreende entre os meses de janeiro a junho e o período de seca compreende entre os meses de agosto a dezembro. A média da evaporação de referência entre os anos de 2016 a 2020 foi 2,1 vezes a mais do que a pluviosidade. A média da pluviosidade e da evaporação de referência em Catolé do Rocha-PB entre os anos de 2016 a 2020 foram de 827 mm/ano e 1704 mm/ano e, estão compatíveis com as médias históricas de 800 mm/ano e 1700 mm/ano, respectivamente.
Descrição: FIGUEREDO, G. M. Variabilidade espaço-temporal da pluviosidade e da evaporação de referência para o município de Catolé do Rocha-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25797
ISSN: CDD 577.6
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Géssica Martins de Figueredo.pdfPDF- Géssica Martins de Figueredo1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito (Géssica Martins de Figueredo).pdfTermo de Depósito193.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.