Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25805
Título: Avaliação do potencial adsortivo de biocompósitos de poliuretano a base de óleo de mamona com adição de bagaço de malte para remoção de contaminantes orgânicos
Autor(es): Silva, Jéssia Estefânia de Oliveira Amorim
Palavras-chave: Biopolímeros
Isocianato
Poliol
Malte
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: O crescente avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de materiais adsorventes sustentáveis através do uso de recursos renováveis, reduzindo os índices de impactos ambientais. Neste contexto, os materiais adsorventes podem ser desenvolvidos com inserção de resíduos orgânicos gerados na produção industrial, obtendo materiais sustentáveis que apresentam características hidrofóbicas e oleofílicas, uma vez que o desenvolvimento de adsorventes sustentáveis a partir do resíduo orgânico gerado na produção industrial, apresenta-se como uma alternativa viável para essa problemática. A presente pesquisa objetivou no desenvolvimento de um adsorvente com matriz de poliuretano à base de óleo de mamona, com incorporação do bagaço de malte como fase reforço, a fim de estudar seu potencial adsortivo e sua capacidade de reutilização em sistemas contendo contaminantes orgânicos. O resíduo agroindustrial utilizado no experimento foi o bagaço de malte, sendo submetido ao processo de pré-tratamento, passando pela secagem em estufa a 60°C seguido da peneiração em um conjunto de peneiras de série Tyler entre 1,18 e 2,00 mm de abertura. Neste experimento, foram utilizados como contaminantes o corante têxtil Preto Tupy, óleo de motor, diesel S10 e S500 e óleo de fritura. A formulação dos biocompósitos foi realizada através do processo de mistura dos componentes isocianato e poliol, na proporção 1,3:1, acrescentando como fase reforço o bagaço de malte variando entre 0, 5, 10, 15 e 20% m/m. O material desenvolvido foi avaliado através da proporção gradual da inserção do resíduo agroindustrial nos corpos de provas, avaliando-se a capacidade de adsorção e reutilização do adsorvente. Na capacidade de adsorção os corpos de provas foram imersos nos contaminantes orgânicos durante 60 minutos em sistema estático. Na avaliação da capacidade de reutilização foram empregados métodos de reuso nos biocompósitos que apresentaram um melhor resultado como material adsorvente. A inserção do resíduo de bagaço de malte atribuiu a espuma características favoráveis, como uma melhor maleabilidade, tornando o material mais poroso, o que gerou um aumento na capacidade de adsorção, sendo esta diretamente ligada à propriedade expansiva da espuma.
Descrição: SILVA, Jéssia Estefânia de Oliveira Amorim. Avaliação do potencial adsortivo de biocompósitos de poliuretano a base de óleo de mamona com adição de bagaço de malte para remoção de contaminantes orgânicos. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25805
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito143.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Jéssia Estefânia de Oliveira Amorim SilvaPDF - Jéssia Estefânia de Oliveira Amorim Silva5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.