Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25807
Título: Aplicação da regressão logística na análise de fatores de risco associados à hipertensão arterial
Autor(es): Silveira, Maria Beatriz Galdino
Palavras-chave: Regressão logística
Estatística
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: A regressão logística é uma técnica importante para modelagem de dados quando se deseja analisar a relação entre uma variável resposta e uma ou mais variáveis independentes. A técnica permite que se estime as chances relacionadas à probabilidade da ocorrência de um evento de interesse. A regressão logística diferencia-se da regressão linear devido à natureza dicotômica da variável dependente e vem sendo utilizada em diversas áreas do conhecimento, incluindo estudos na área da saúde. O presente trabalho utilizou a técnica da regressão logística com o objetivo de analisar a associação entre Hipertensão Arterial e determinados fatores de risco. Os dados utilizados provém da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do ano de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em território nacional. Foram ajustados dois modelos, sendo o modelo final composto por sete variáveis com significância estatística de 5%. As técnicas de diagnóstico indicaram um ajuste adequado do modelo, bem como sua precisão para predições. Os resultados apontam que fatores como o aumento da idade, índice de massa corporal (IMC) alto e o diagnóstico positivo para diabetes aumentam as chances de um indivíduo ser hipertenso.
Descrição: SILVEIRA, Maria Beatriz Galdino da. Aplicação da regressão logística na análise dos fatores de risco associados à hipertensão arterial. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25807
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Beatriz Galdino da SilveiraPDF - Maria Beatriz Galdino da Silveira5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito66.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.