Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Ricardo Araújo Leite | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:21:50Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T11:21:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 515.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25813 | - |
dc.description | VIANA, Ricardo Araújo Leite. Introduzindo os conceitos básicos do cálculo diferencial no Ensino Médio: Uma proposta possível. 2021. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cálculo diferencial e integral é um das ferramentas matemáticas mais importantes na história da humanidade. Sua descoberta e desenvolvimento ao longo dos tempos tem contribuído para a evolução de diversas outras ciências. O presente trabalho tem o objetivo de ressaltar essa importante parcela da história da matemática, além de discutir a possibilidade de ser implementada a introdução das noções intuitivas do cálculo no Ensino Médio, visto que o seu ensino tem se restringido a cursos da Educação Superior. Em diversos estudos tem se destacado algumas dificuldades dos cursos de cálculo do Ensino Superior, tais como: o alto índice de reprovações e evasão dos alunos desta disciplina, a proposta de incluir os fundamentos do cálculo no Ensino Médio seria uma forma de mitigar estes problemas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica das noções intuitivas de limites e derivadas, e o estudo das aplicações destes conceitos em funções de 1º e 2º grau, fazendo uma contextualização de problemas do cotidiano de diversas disciplinas e conteúdos da educação básica, com o objetivo de explorar sua aplicabilidade em sala de aula. No final é apresentado algumas propostas de abordagens de aplicações de limites e derivadas, concluindo de forma positiva a possibilidade de introdução destes conceitos no Ensino Médio de forma satisfatória. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Katia Suzana Medeiros Graciano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cálculo Diferencial | pt_BR |
dc.subject | Noções Intuitivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Introduzindo os conceitos básicos do cálculo diferencial no ensino médio uma proposta possível | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ricardo Araújo Leite Viana | PDF - Ricardo Araújo Leite Viana | 3.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.