Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25817
Título: Fotografias e visualização matemática no ensino de Geometria: os canteiros de areia-pb como cenário
Autor(es): Silva, Maria José Trajano
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Fotografia
Visualização matemática
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo, tendo, por objetivo, identificar formas geométricas nas flores das principais praças da cidade de Areia/PB e analisar a potencialidade do uso de fotografias no ensino de geometria. A pesquisa destaca a conexão entre a Educação Matemática e a fotografia, de modo que estimule a aprendizagem no ensino de geometria. A metodologia utilizada foi composta por três momentos. Primeiramente, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, por meio de celulares, foi feito o levantamento fotográfico das flores das principais praça da cidade de Areia/PB. No segundo momento, analisamos as imagens fotográficas e descrevemos as possíveis formas geométricas que podem ser visualizadas. No terceiro momento, cruzamos os dados descritos comparando com os conceitos geométricos e analisados a partir do referencial teórico. Diante dos resultados obtidos, concluímos que trabalhar a geometria por meio de fotografias contribui para a percepção de conceitos geométricos, permitindo que os leitores observem e compreendam o espaço onde estão inseridos, como também ampliando seus conhecimentos geométricos e desenvolvendo seu raciocínio visual.
Descrição: SILVA, Maria José Trajano. Fotografias e visualização matemática no ensino de Geometria: os canteiros de Areia-PB como cenário. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25817
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Trjano da Siva.pdfPDF - Maria José Trajano da Silva1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito271.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.