Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25830
Título: Análise da evolução contagiosa da pandemia de Covid-19 na Paraíba
Autor(es): Araujo, Elionara Luiza Nóbrega
Palavras-chave: Coronavírus
Modelagem de epidemias
Modelo SIR
Data do documento: 3-Dez-2021
Resumo: Os tipos do vírus da influenza são objetos de estudo de várias pesquisas, em virtude do fato de serem doenças cíclicas. De fato, desde o início do século passado até os anos atuais, a Organização Mundial da Saúde contabilizou nove epidemias causadas por vírus de influenzas. Em particular, a mais recente, conhecida porpulamente por coronavírus despertou novamente a necessidade de estudos epidemiológicos visando minimizar os efeitos de tal vírus sobre a população. A modelagem matemática é uma das ferramentas mais utilizadas para a análise de uma enfermidade. No presente trabalho analisaremos o comportamento da influenza SARS-CoV-2 através do modelo SIR, desenvolvido por Kermack e McKendrick em 1927, a fim de fazer previsões e análise qualitativa do alastramento de doenças infectocontagiosas em humanos, realizamos simulações e aplicamos o modelo para o estado da Paraíba onde conseguimos perceber que o modelo foi adequado no início da pandemia mas ao passar do tempo não se mostrou eficiente para estudar a evolução da pandemia mas ao passar do tempo não se mostrou eficiente para estudar a evolução da pandemia.
Descrição: ARÁUJO, Elionara Luiza Nóbrega. Análise da evolução contagiosa da pandemia de Covid-19 na Paraíba. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25830
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elionara Luiza Nobrega AraujoPDF - Elionara Luiza Nobrega Araujo1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito67.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.