Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25833
Título: O ensino à distância na educação superior utilizando um ambiente virtual de aprendizagem e como o aplicativo ADA pode beneficiar os discentes
Autor(es): Ramos, Mickaelly Honorato
Palavras-chave: Ensino remoto
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino superior
Aplicativos móveis
Data do documento: 4-Nov-2021
Resumo: Devido a pandemia da COVID-19, muitas das IES tiveram que interromper suas aulas presenciais e adotar uma nova metodologia de ensino de maneira remota, para que os alunos não perdessem o ano letivo. Muitos discentes e docentes tiveram que se adaptar a este novo método, que para muitos era uma experiência nova. 71,2% (158 alunos) discentes relataram estar insatisfeitos com os métodos adotados por suas universidades/faculdades para a continuidade das aulas de forma remota através dos métodos adotados por elas, em que muitas adotaram múltiplas plataformas, outras uma única plataforma, mas em ambos os casos, muitos alunos levantaram o ponto crítico de falta de comunicação entre eles e seus colegas, como também entre eles e seus professores. Houve muitos debates em canais de comunicação entre alunos e professores no intuito de tornar esta experiência um pouco melhor para ambos os lados, entretanto muito pouco se fez. Com estes debates foi vista a necessidade de uma plataforma que melhor atendesse as necessidades de discentes e docentes, em que fosse possível ter acesso às aulas e aos arquivos de apoio, responder e/ou submeter as atividades e as provas, e promover a comunicação entre o aluno e seus colegas, como também entre eles e o professor da disciplina. A ideia é apresentar o aplicativo Ada, pensado e desenvolvido em cima dessa problemática, ele atualmente está sendo finalizado, e deve ser possível operar no sistema Android, funcionando em dispositivos móveis a partir da versão 6.0 do Android. Visando trazer uma solução e amenizar os impactos causados pela adoção do sistema de aulas remotas, com a utilização de muitas plataformas ou até mesmo uma única plataforma, mas que não satisfaz as atuais necessidades dos alunos e/ou professores. Os alunos não testaram a aplicação Ada AVA, entretanto, 69,2% (153 alunos), responderam que preferem utilizar uma plataforma única e 46,2% (102 alunos) responderam que preferem utilizar um aplicativo, ambas são a proposta da aplicação Ada. Palavras chaves: Ensino remoto; Ambiente virtual de aprendizagem; Ensino superior; Aplicativos móveis.
Descrição: RAMOS, Mickaelly Honorato. O ensino à distância na educação superior utilizando um ambiente virtual de aprendizagem e como o aplicativo ADA pode beneficiar os discentes. 2021, 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25833
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito127.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Mickaelly Honorato Ramos.pdfPDF - Mickaelly Honorato Ramos772.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.