Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25835
Título: Desafios enfrentados pelos professores para ensinar Geometria Plana nas aulas remotas
Autor(es): Santos, Talhaini Tomaz dos
Palavras-chave: Geometria plana
Ensino de Matemática
Ensino remoto
Data do documento: 7-Dez-2021
Resumo: Ao longo dos tempos o ensino da Geometria Plana vem sendo estudada de forma especifica e objetiva. Sabendo que a Matemática é uma ciência que existe muitas ramificações, em especial a Geometria Plana na maioria das vezes, vem sendo trabalhada para despertar o interesse do aluno pela área. Especificamente no ano de 2020, em decorrência de uma pandemia, o ensino teve que se reinventar através de recursos tecnológicos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo destacar e identificar os problemas enfrentados pelos professores ao ensinar Geometria Plana por intermédio das aulas remotas durante um período pandêmico. Para que isso ocorra foi utilizado uma pesquisa qualitativa de participação de relatos pessoais de professores do Ensino Fundamental nos anos finais, de escolas privadas e públicas. A partir dos resultados obtidos, podemos afirmar que todos os professores tiveram dificuldades na adaptação repentina de aulas remotas pois eles não tinham instruções e nem formação necessária até o momento de início emergencial das aulas de Matemática voltadas para Geometria Plana. Os impasses citados pelos professores se coincidem, já que utilizam aplicativos e plataformas semelhantes, como auxilio as suas aulas. É notório, citar que existe de forma demasiada o desinteresse mutuo dos alunos com relação a todas metodologias aplicadas por cada professor. Outro obstáculo foi a qualidade da internet oferecida aos professores e alunos, em muitas vezes não era possível fazer uma boa aula. Sendo assim, atinge-se o objetivo da pesquisa e foi evidenciado a importância da qualidade de ensino oferecido pelos professores e foi sugerido para melhorar os processos de ensino e aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta bastante positiva no processo educacional, especificamente para o ensino de Geometria Plana. Espera-se que muitos outros pesquisadores, professores, gestores e educadores matemáticos venham utilizar os recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrição: SANTOS, Talhaini Tomaz dos. Desafios enfrentados pelos professores para ensinar Geometria Plana nas aulas remotas. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25835
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talhaini Tomaz dos SantosPDF - Talhaini Tomaz dos Santos503.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito423.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.