Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25862
Título: A Filosofia objetivista de Ayn Rand
Autor(es): Barbosa, Simone de Oliveira
Palavras-chave: Objetivismo
Individualismo
Egoísmo
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: Este trabalho tem o intuito de apresentar um pouco da vida e da filosofia de Ayn Rand, filósofa e escritora russo-americana. Também com a intenção de dar visibilidade a mais uma mulher nesse lugar tão importante que é a filosofia. Segue que a filósofa Ayn Rand é uma figura paradigmática, com um pensamento que em um contato mais raso desperta curiosidade, mas também rejeição, sentimentos contraditórios que advém, de certa forma, dá ‘cultura’ acadêmica marxista de não pensar o indivíduo, mas sempre o coletivo, e também de parte da cultura cristã ocidental que entende o homem como um ser dotado de credulidade e responsável pelas vidas uns dos outros. Em contraponto a essas ideias, fica claro que a filósofa entende o mundo e as relações sob a égide do indivíduo como provedor único de sua existência, bem como contempla a vida como fim último e não como meio para outros fins. Traça um código de ética baseado em sua epistemologia objetiva e provoca reflexões sobre o papel do estado nas vidas dos indivíduos que compõem uma sociedade. Nestes termos, será apresentado neste trabalho algumas características que definem a filosofia de Ayn Rand, expondo seu sistema objetivista. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de sua literatura, bem como seus ensaios filosóficos. Assim como foram usados também sites, em sua maioria americanos, comentadores e comentadoras de sua obra.
Descrição: BARBOSA, S. O. A filosofia objetivista de Ayn Rand. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25862
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização.pdfTermo de autorização.pdf397.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC Simone de Oliveira.pdfTCC Simone de Oliveira.pdr783.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.