Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25864
Título: Entre a história e a memória: os desafios de Antônio Bia
Autor(es): Araújo, Alex Junio Marques de
Palavras-chave: História oral
Memória
Cinema
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Este artigo apresenta uma análise do filme Narradores de Javé, mais precisamente a tentativa de Antônio Biá, protagonista da trama, em escrever um dossiê contendo a história da vila, no qual comprovaria que o lugarejo continha patrimônio histórico, evitando, assim, que as águas de uma represa submergissem o local. Embora não fosse um historiador de formação, Biá faz sua pesquisa e coleta de dados. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e de uma experimentação da relação entre História e Cinema, o estudo propõe uma reflexão de caráter teórico-metodológico sobre história oral e memória na interlocução com autores/as como Paul Ricoeur, Jeanne Marie Gagnebin, Maurice Halbwachs e Alessandro Portelli com suas distintas contribuições e problematizações sobre a relação entre história e memória. Ao problematizar tais questões a partir da experiência de Antônio Biá, o texto contribui de modo introdutório para pensar sobre as tensões entre escrita da história e produção/análise da memória. Diante da impossibilidade de escrever, esta personagem do cinema nos permite refletir sobre os desafios da escrita e os dilemas da historiografia nessa seara.
Descrição: ARAÚJO, A. J. M. Entre a história oral e a memória: os desafios de Antônio Biá. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25864
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALEX JUNIO MARQUES DE ARAÚJO.pdf330.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf90.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.